segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Chafariz d'el Rei






















Chafariz d'el Rei
Distrito de Évora, Concelho de Évora, Junta de Freguesia da Senhora da Saúde
Monumento em Vias de Classificação
Acesso
R. do Chafariz Del-Rei
Enquadramento
Urbano, no alinhamento da rua pública, adossado a edifício de 2 pisos, harmónico.
Descrição
Paredão rebocado e caiado, delimitado por cunhais a cor amarela, de granito, e rematado por ameias e merlões chanfrados rebocados e caiados; ao centro merlão mais elevado ostentando lápide de mármore branco, com a representação da cruz de Cristo e a seguinte legenda: MANUEL, REI DE PORTUGAL, DAQUEM E DALEM MAR EM AFRICA E SENHOR DA GUINÉ ANO 1497; sob ela as armas de Portugal inscritas em moldura de verga curva e pequena lápide com a inscrição CME. Tanque de planta rectangular, baixo, quase ao nível do passeio calcetado, delimitado por vários malhões de perfil curvo.
Utilização Inicial
Equipamento: chafariz
Utilização Actual
Equipamento: chafariz
Propriedade
Pública: municipal
Cronologia
1497 - construção por ordem do Rei Dom Manuel, segundo lápide no merlão central.
Tipologia
Arquitectura civil, gótica. Chafariz de espaldar e tanque baixo. Integra-se num conjunto de fontes e chafarizes, urbanos - Chafariz do Geraldo, Chafariz das Portas de Moura, Fonte do Largo de Aviz e Fonte Nova -, periurbanos - Chafariz do Rossio de São Braz e Chafariz das Bravas - e rurais - Chafariz da Quinta do Arcediago -, cujos mais antigos exemplares remontam ao séc. 15.
Características Particulares
O paredão encimado por friso de ameias, merlões chanfrados e lápide axial com a Cruz de Cristo e as armas de Portugal.
Dados Técnicos
Estrutura autoportante
Materiais
Alvenaria rebocada e caiada, mármore, granito
Construído no ano de 1497 a mando d'El Rei D. Manuel, conforme a legenda em latim inscrita em placa de mármore, este chafariz foi alvo de intervenções de restauro que lhe restituíram o aspecto original (ESPANCA, Túlio, 1966). De facto, em 1966 subsistiam apenas cinco das vinte e duas ameias que originalmente rematavam o muro de alvenaria, com cunhais em granito. A ameia central de grandes dimensões, exibe uma placa de mármore com a cruz da Ordem de Cristo e a inscrição referente às origens do Chafariz. Por baixo, as armas de Portugal, compostas por castelos, cinco quinas e coroas, que segundo Túlio Espanca resultam de uma interpretação arcaica das mesmas. Num registo ainda mais inferior, outra placa apresenta as iniciais CME. O tanque, em granito e de planta quadrangular, está protegido por pilaretes circulares, de feitura rústica, que a circundam, e serviam de apoio aos transeuntes ou de amarra para os animais. Ainda de acordo com Túlio Espanca, terão desaparecido em 1966 alguns destes malhões de pedra, por avançavam excessivamente para a Estrada Nacional.

1 comentário:

  1. Passámos então à Srª. da Saúde... mais um para o "roteiro da água". É uma estrutura interessante do ponto de vista patrimonial e, pese embora os esforços de manutenção por parte da CME, é pouco "visível", talvez por estar demasiado "encostado" à estrada... ou vice-versa... Está msmo a pedir um arranjo de paisagem. Abraço! JL

    ResponderEliminar