segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Fonte Nova





























Fonte Nova
Distrito de Évora, Concelho de Évora, Freguesia da Horta das Figueiras
Monumento em Vias de Classificação para Imóvel de Interesse Municipal


Localização
Évora, Évora, Horta das Figueiras
Acesso
R. Diana Lis
Enquadramento
Urbano, enquadrada em pequena área ajardinada, parcialmente calcetada.
Descrição
Planta rectangular composta por tanque, cimentado, com recorte central em meia-laranja do qual parte, em direcção à bica, pequena ponte, e por extenso paredão de alvenaria rebocada e caiada. Paredão de dois registos, definidos por cornija saliente, e 3 panos; no registo inferior, delimitando os panos, pilastras pintadas coroadas de pináculos piramidais; no pano central, ao nível do tanque, bica em forma de carranca antropomórfica *1; no registo superior, rematando os 3 panos, frontões recortados, o central sobrelevado tendo no tímpano uma lápide com a inscrição: FONTE NOVA / FOI ESTA FONTE CONSTRUÍDA EM 1794 / E REPARADA EM 1927 / AO CUIDADO DOS MUNICIPES SE ENTREGA A SUA CONSERVAÇÃO / CME; na face posterior do paredão, muro de alvenaria rebocada e caiada, sensívelmente da mesma altura do registo inferior, à qual se adossam os frontões central e direito e parcialmente o frontão esquerdo. Pilastras, arestas de pináculos e frontões, pintados a cor cinza claro.
Utilização Inicial
Equipamento: fonte
Utilização Actual
Equipamento: fonte
Propriedade
Pública: municipal
Cronologia
1794 - construção; 1927 - reparação; 1995, 04 de Agosto - proposta de classificação pelo IPPAR, nº27/MDB/95.

Tipologia
Arquitectura civil, barroca. Fonte de espaldar composta por tanque rectangular, com paredão apilastrado e frontão, exemplar de arquitectura regional. Integra-se num conjunto de fontes e chafarizes, urbanos - Chafariz do Geraldo, Chafariz das Portas de Moura, Fonte do Largo de Aviz e Chafariz Del-Rei -, periurbanos - Chafariz do Rossio de São Braz ( v.0705180101 ) e Chafariz das Bravas - e rurais - Chafariz da Quinta do Arcediago -, cujos mais antigos exemplares, Chafariz das Bravas e Chafariz Del-Rei remontam ao séc. 15.

Características Particulares
A harmonia do conjunto e a ligação da meia-laranja do tanque à bica por tabuleiro.
Dados Técnicos
Estrutura autoportante
Materiais

Alvenaria rebocada e caiada, cimento e mármore
Observações
*1 - a carranca da bica substitui uma antiga cabeça de mármore, presumivelmente romana, que hoje se encontra no Museu Regional de Évora.
Fonte:
www.monumentos.pt

Em terrenos outrora aforados ao escudeiro da rainha D. Leonor, D. Luís Fernandes, existia uma nascente medicinal muito aconselhada pelos físicos e à qual o povo acorria com frequência. Por essa razão, o Município optou por construir aí a Fonte Nova do Rossio, que começou a funcionar a partir de Julho de 1794 (ESPANCA, Túlio, 1966). Integrada num pequeno jardim, a fonte compõe-se de paredão fundeiro dividido por pilastras, que terminam em fachos piramidais estilizados, e que definem três secções, todas elas rematadas por frontão de enrolamento. A carranca antropomórfica, ao centro, substituiu a original "(...) composta por uma cabeça feminina de mármore, envolvida por uma espécie de coifa segura lateralmente com firmais, considerada da época romana" (ESPANCA, Túlio, 1966), e que se encontra no Museu Regional. Sem manutenção e muito isolada, a fonte acabou por sofrer grande ruína, colmatada apenas em 1927, com algumas intervenções de beneficiação, conforme a lápide comemorativa que se encontra na fachada.
Fonte: www.ippar.pt

2 comentários:

  1. Penso que se trata de uma das mais bonitas fontes da cidade de Évora; poderia ser requalificada como pequeno jardim e parque de merendas, pese embora a envolvente...
    Persiste no teu trabalho! Abraço. JL

    ResponderEliminar
  2. Realmente é uma pena, porque na verdade é uma das Fontes com as mais belas envolventes da cidade. Seria bom efectivamente um retoque para lhe dar a beleza que merece!

    ResponderEliminar