quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Ermida de Santa Bárbara do Degebe






















Ermida de Santa Bárbara do Degebe
Distrito de Évora, Concelho de Évora, Junta de Freguesia de Santa Bárbara do Degebe
Monumento sem Classificação
Fica este modesto templete a cerca de 4 Km da cidade, na berma da Estrada Nacional 254 e nas proximidades da margem direita do rio Degebe.
Apresenta características dos finais do séc. XVIII, dentro do espírito da arquitectura religiosa rústica regional. A ermida está voltada na linha da estrada pública, para ocidente, com discreta frontaria adornada por portado de granito emoldurado, de verga semicircular e frontão de enrolamento centrando óculo e painel da padroeira, ao presente rebocado.
Lateralmente e contrafortadas, ficam as pilastras escaioladas, de fachos estilizados nos acrotérios; o campanário, desadornado de sineta e decorado por romeiras de estuque, olha ao norte. A capela, onde se celebra, anualmente, a festividade num Domingo de Setembro, foi restaurada, senão concluída, no ano de 1821.
O seu interior, em planara rectangular, é de extrema pobreza ornamental. No tecto, de alvenaria caiada de branco, existe ingénuo quadro parietal com representação da simbólica torre da padroeira; o altar, aberto em nicho muito simples, no fundo da ousia, conserva a imagem de Santa Bárbara, de terra-cota policroma, no género semi-erudito, trajando ao gosto da época de D. João V.
A banqueta, incluindo um Crucifixo de arte popular, de madeira, não tem qualquer interesse artístico.

1 comentário:

  1. Olha que surpresa para hoje... a Ermida de Stª. Bárbara... a "tal" da qual apenas nos lembramos quando troveja; excepto o nosso amigo Hugo, aliás, que(m) em boa hora se lembrou deste pequeno templo habitualmente esquecido. Persiste no teu trabalho! Abraço. JL

    ResponderEliminar